Valdeí Pires • nov. 04, 2020
Se você trabalha com marketing digital, é lojista, ou até mesmo possui o seu próprio
e-commerce, sabe que o poder da Black Friday para o aumento das vendas é enorme. Comerciantes de todo o Brasil começam a preparar as ofertas para a Black Friday desde o começo do ano, e no momento em que escrevo este artigo, faltam apenas 23 dias. Mas você não precisa se desesperar, ainda dá tempo de preparar uma boa estratégia e vender mais nesta Black Friday.
O relato do número de vendas nesta época é tão surpreendente, que alguns lojistas chegam a dizer que vendem em um único final de semana o faturamento de um mês inteiro. Surpreendente.
Do lado consumidor não é diferente a repercussão desta data: muitos esperam o dia para realizarem compras que estão planejando há bastante tempo.
A Black Friday 2020 vem em um momento especial do mercado, acontecerá no dia 27/Nov. Com a proximidade da data, as pesquisas por ofertas já dispararam.
Como foi a Black Friday 2019
Antes de te dar algumas dicas para este ano, vamos falar um pouco sobre o sucesso da Black Friday 2019. Aliás, um enorme sucesso.
O faturamento chegou aos incríveis R$11,25 bilhões, no varejo virtual. Esse número representou um aumento de cerda de 32,8% em relação a Black Friday de 2018. Isso, levando em consideração o mês de novembro inteiro. O pico de vendas foi registrado na sexta-feira (Black Friday), entre às 2h da manhã e às 4h e também ao meio dia. E como já era esperado, a região sudeste do país foi a que mais realizou vendas.
Mas, o mais interessante, foi o número de novos compradores na internet, e, esta é a grande expectativa para a Black Friday de 2020. Em 2019, cerca de 418 mil novas pessoas realizaram compras pela internet. Esse número é muito impressionante.
Agora, quero te convidar a pensar da seguinte forma: se em 2019, quase meio milhão de pessoas usaram a internet pela primeira vez para comprar, em 2020, com a inclusão digital, a expectativa é ainda maior. Por isso, aperte os cintos e vamos as dicas.
Dicas para Black Friday 2020:
Capriche nas Ofertas e nos Descontos
Bom, todos nós sabemos que o consumidor é um tanto quanto desconfiado com ofertas na Black Friday, alguns chegam chamar de forma sarcástica de black fraude. Por isso, a nossa primeira dica é 100% voltada e pensada para o consumidor: crie ofertas e descontos verdadeiros e que o consumidor enxergue valor na sua promoção. Leve em consideração que este é o maior evento comercial do ano, com uma expectativa enorme, vale a pena oferecer um desconto maior com boas promoções e vender em volume.
Faça uma Comunicação Transparente
Um ponto muito importante em qualquer estratégia de marketing é a comunicação. Pense que alguém do outro lado, que não está olhando diretamente em seus olhos, nem observando seus movimentos, precisa entender de forma muito clara e transparente a sua mensagem. Nada de letrinhas miúdas, isso gera um certo desconforto e desconfiança por parte dos clientes. Antes de disparar ou externar uma comunicação, sente com a sua equipe, elabore bem a comunicação e a deixe de forma bem resumida. Quem bater o olho, precisa entender o que você está querendo dizer. Essa é uma etapa muito importante de qualquer estratégia de marketing e pode te diferenciar nesta Black Friday 2020.
Invista em Anúncios Patrocinados
O Facebook Ads e o Google Ads já se tornaram fundamentais em qualquer tipo de negócio. São verdadeiras fontes de tráfego e vendas para as empresas e podem ser essenciais em sua estratégia nessa Black Friday. Mas, aí vai um alerta: a disputa no leilão de palavras nesta época estará alta! Por isso, é importante você fazer um bom estudo de palavras-chave e variações do seu produto e/ou serviço, assim, você pode escapar dessa disputa ferrenha e melhorar a assertividade.
Personalize o seu Atendimento
Essa é uma outra dica para Black Friday muito importante, porque tem total relação com o seu cliente. Se é uma coisa que as pessoa prezam ainda neste país é a forma como são tratadas. Se você possui uma equipe dedicada ao atendimento, treine sua equipe, forneça algum tipo de bonificação para gerar motivação, mas, se você vai atender diretamente, dedique tempo a isso. Vão chover dúvidas, reclamações, sugestões… faz parte do hábito de compra do consumidor. Essa dica é muito importante, foco nela!
Forneça mais de um Canal de Atendimento
Com essa dica, estou pensando no pós-venda e na pré-venda. A demanda por atendimento será enorme nesse período e para conseguir alinhar todas as funções é fundamental fornecer mais de um canal, como por exemplo:
chat online;
Direct;
Messenger;
Telefone;
e-mail.
Estes são os principais meios de atendimento, fique atento à eles.
Bom, essas foram algumas dicas para você vender mais nessa Black Friday 2020. A expectativa está enorme.
Então, mãos a massa e sucesso nessa Black Friday!