Tiago Maximiliano • jan. 28, 2021
Nos últimos anos, o marketing digital tem sido muito eficaz na divulgação e promoção de marcas. Com o aumento no número de usuários na internet (mais de 90 milhões no Brasil), um bom plano composto por estratégias digitais
pode aumentar e muito a visibilidade, credibilidade e lucratividade de pequenas, médias e grandes empresas.
Mas antes de elaborar uma estratégia de marketing digital, é necessário conhecer conceitos, teorias e processos que podem ser aplicados ao seu negócio, sendo assim, é fundamental conhecer os 8 Ps de marketing digital.
Os 8 Ps de marketing digital são: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão. Aqui você conhecerá os 8 Ps de Marketing digital de forma ordenada e bem detalhada. Boa leitura.
Os 8 Ps de marketing digital se inicia com o P de Pesquisa. Este é responsável por analisar e estudar o comportamento do consumidor, o que inclui definir quem é o público-alvo e seu comportamento na internet.
Além de ser parte fundamental do marketing, a internet vem facilitando muito este processo. A partir de uma pesquisa é possível descobrir características essenciais que podem ser usadas em toda sua estratégia digital.
Um exemplo muito comum, é usar o criador de formulários do Google. Com ele possível captar respostas rapidamente, e usar a inteligência de dados para agregar informações do público à suas campanhas.
Outro exemplo muito rico para fazer pesquisa com o público, é conversar com os seus clientes atuais. É fundamental entender do seu cliente, o porquê ele compra de você. Essa informação pode ser usada em suas ações futuras.
Pesquisa de mercado, análise de sentimento e monitoramento de termos, fazem parte deste campo. Não há dúvida, Pesquisa mereceu um P só para si.
Com base nos dados coletados na pesquisa, é hora de planejar uma estratégia que será utilizada para atingir o público. No entanto, lembre-se de que a comunicação pela internet é dinâmica. Portanto, concentre-se em criar coisas e até mesmo em aprimorar o que já existe.
Como em todos os planos, defina as metas a serem alcançadas. As metas são parte fundamental em todos os planejamentos. Elas são o seu guia. Dentro de suas perspectivas de meta, considere os meios pelos quais vai alcançá-las e a forma como vai interagir com o seu cliente.
Uma dica: Entendo que todo mundo planeja vender mais e maximizar lucros. No entanto, os 8 Ps de marketing digital, te desafiam a pensar não somente em vender, mas no planejamento que vai levar a isso.
Pense que é muito importante resolver os problemas dos seus clientes. Pensando nisso, a venda vem como um processo natural.
Quando criar o seu planejamento, leve em consideração que as pessoas estão em momentos diferentes. Organize suas ações visando um funil de vendas.
O terceiro P é sujar as mãos. Você já fez a pesquisa, já elaborou um plano, agora precisa tirá-lo do papel e colocá-lo em prática. De acordo com o seu plano, o que é necessário ser produzido?
Vamos de exemplo: desenvolva um site institucional e crie espaço para postagens de blogs. Além disso, crie perfis da sua marca nas mídias sociais.
As redes sociais e o desenvolvimento de um site, são (normalmente), os primeiros passos do empreendedor no marketing digital.
Com o início da produção, já estamos no quarto P dos 8 Ps de Marketing Digital, é o P de publicação. Este é o momento de ativar o seu projeto assim que ele for colocado em prática.
Concentre sua atenção no marketing de conteúdo. Seu objetivo é estar no topo dos resultados de pesquisa do Google (SERP). A grande maioria das pessoas, quando não encontram o que estão procurando na primeira página, raramente pulam para a segunda página de resultados.
Portanto, formate suas publicações e trabalho de acordo com os padrões de SEO. Mas lembre-se da pesquisa feita. Organize a estrutura da publicação corretamente e convide os atuais e futuros consumidores ao seu conteúdo.
Mais uma dica: mesmo que você adote um plano estruturado, esteja sempre atento ao mercado. Existe algum conteúdo viral? Fale sobre ele e entre na conversa.
Agora que você preparou as campanhas e publicações relevantes ao seu público-alvo, é hora de promover a sua criação. O quinto P de marketing digital é colocar a sua cara no sol e usar todos os canais possíveis para promoção.
Estabeleça uma relação saudável e duradoura. É muito importante também, promover muito mais as soluções do que os produtos, este é o seu gatilho inicial. Em seguida, defina a melhor mídia: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e Pinterest são alguns exemplos comuns.
Um dica antes de partirmos para o próximo P: conteúdos decorativos funcionam muito bem no Instagram e no Pinterest. Por outro lado, conteúdos mais formais, empresariais, B2B, são muito bem relacionados no LinkedIn.
6. Propagação
Uma das várias maneiras de espalhar conteúdo é encorajar aqueles que viram e gostaram de suas publicações a compartilharem em suas redes sociais. Sim, trouxemos de volta o boca a boca no sexto P do marketing digital.
Além desse velho conhecido, você também pode impulsionar a sua campanha. Usar mídia paga é uma forma de acelerar resultados e publicá-los diretamente para quem realmente importa. Portanto, use o Google Ads, anúncios do Facebook e do LinkedIn. Aqui neste outro artigo, eu explico em mais detalhes a importância de investir em mídia paga.
Você também pode potencializar a sua propagação nas redes sociais interagindo com os seguidores. Use os comentários, responda perguntas, tire dúvidas. Use os recursos para formar a sua presença digital.
7. Personalização
Normalmente, ao longo do processo, à medida em que você vai aprendendo sobre o público, é necessário customizar e ajustar o plano. Mas fique tranquilo, isto é completamente normal. O comportamento das pessoas mudam e você precisa mudar junto com eles.
Você perceberá que algumas pessoas estão mais dispostas a comprar que outras. Talvez o público que você definiu na primeira fase dos 8 Ps esteja incompleto. Isso é natural, no início você não consegue prever 100% de sucesso.
Portanto, tenha meios de aumentar e melhorar o relacionamento com o público e aprender mais sobre ele. Use ferramentas que agregam valor à sua estratégia, fornecendo uma comunicação personalizada no momento certo e entregar o melhor conteúdo às pessoas.
8. Precisão
O último e talvez o mais importante entre os 8 Ps de Marketing digital: precisão. Você precisa medir os resultados de suas operações para manter o retorno do investimento aplicado.
O marketing digital permite analisar as interações com a marca nas redes sociais, as pessoas que abrem e clicam em links de e-mail, os conteúdos mais visitados e o caminho que gera este acesso. Existem muitas métricas que podem ser analisadas em marketing digital. Prometo escrever um conteúdo só sobre métricas em breve.
A análise aprofundada desses resultados é semelhante ao primeiro P (pesquisa). Adicione informações ao público-alvo que você definiu no início, melhore seus planos, sua produção e até mesmo crie novas soluções. Estabeleça um círculo virtuoso de resultados e sucesso.
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