Tiago Maximiliano • fev. 16, 2021
Primeiro, você precisa entender seus objetivos e o esforço que fará para alcançar os resultados esperados. Responda à seguinte pergunta: quanto a sua empresa deve investir no marketing digital? Com essa resposta, a próxima pergunta é: onde você vai investir? Qual mídia você usará? Qual estratégia você vai adotar? E de acordo com o seu segmento e a sua persona, defina o canal mais eficaz para sua comunicação.
Para simplificar, vou dar um exemplo prático: se você tem uma loja de acessórios, o Instagram será um ótimo canal para atrair clientes, porque o Instagram é uma mídia social que foca em imagens. Além disso, você pode precificar produtos nas fotos das postagens, criar histórias para atrair público e outras formas de trabalho.
Vejamos outro exemplo: se a sua empresa for do mercado B2B (business-to-business) e sua persona está no LinkedIn, então é lá que você deve estar. Essa é uma mídia social de perfil profissional, diferente do Facebook que é uma mídia de relacionamento, por exemplo. O principal aprendizado é "Sempre focar no perfil da sua persona e em como ela o ajudará a atingir seus objetivos".
Vamos supor que você tenha certeza de que seu público está no Instagram, então você coloca todo seu dinheiro e energia nesse canal. Mas eu quero perguntar a você, seu público se conecta ao Instagram de forma exclusiva, ou ele também acessa o Facebook, LinkedIn, YouTube, Google e outros milhares de canais digitais existentes por aí?
A resposta virá e vai ser bem óbvia. Portanto, não use apenas um canal! Mapeie seu público e desenvolva uma estratégia bem elaborada. Invista em comunicações de ponta-a-ponta de todos os ângulos e canais digitais possíveis que eles possam estar.
Conhecer o inimigo é a chave para vencer a guerra, não é? Portanto, estude onde e como seus concorrentes investem. Mas entenda: está longe de ser suficiente sob a sombra da competição, devemos ir mais longe!
Dizem que a grama do vizinho é sempre mais verde, né? Mas que tipo de fertilizante ou grama eles usaram? Esta é uma reflexão que deve ser feita e pode trazer algumas ideias interessantes. O mesmo vale para o marketing digital, é importante analisar e monitorar o comportamento dos concorrentes.
Existem ferramentas que podem ajudá-lo a obter insights com base nas palavras-chave que seus concorrentes usam para gerar conteúdo e/ou otimizar o conteúdo existente em seu blog, como o
SEMrush ou o planejador de palavras-chave do Google.
O marketing digital não é uma simples receita de bolo, ou seja: basta colocar no forno e pronto! Mesmo utilizando de estratégias de mídia paga, como: Google Ads, o resultado não será imediato. No entanto, a longo prazo, se as técnicas forem aplicadas corretamente você terá sucesso.
Dica: com a
VPR Digital Marketing você obterá resultados duradouros que podem ser otimizados e escalados por uma equipe especializada e que entende como o marketing digital funciona. Que é bem melhor, você não acha?
Resumindo, todos os pontos acima (e os pontos abaixo) devem ser aplicados para que você não apenas tenha sucesso em suas campanhas, mas que esse sucesso seja duradouro e escalável.
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