VPR Digital Marketing

Google não exibirá mais anúncios com base no Histórico de Navegação

Valdeí Pires • mar. 04, 2021

Google não exibirá mais anúncios com base no Histórico de Navegação


Preocupado com políticas de privacidade, o Google anunciou nesta terça - feira (02/03/2021), que deixará de vender anúncios com base no histórico de navegação do usuário. A empresa afirma ainda que não irá desenvolver tecnologias que permitam que as pessoas sejam identificadas ao navegar em sites da web. 


A notícia acabou gerando espanto em muita gente, afinal trata-se da maior empresa de publicidade do mundo, e, este mercado de anúncios é a a principal fonte de receita da companhia: o negócio gerou US$ 46,2 Bilhões no 4° trimestre de 2020.  Este valor representa incríveis 82% do faturamento da empresa.



Google deixará de vende anúncios


"Se a publicidade digital não evoluir para atender às crescentes preocupações das pessoas com sua privacidade e como sua identidade pessoal está sendo usada, arriscamos o futuro da web gratuita e aberta". Frase do diretor de produto David Temkin, no blog do Google.


Mas fato é que essa decisão do Google não altera a forma como empresa lida com dados proprietários, ou seja, aqueles que são fornecidos pelos usuários ao aderirem um dos produtos do Google.


O que de fato mudará é o rastreamento do comportamento do usuário. Em 2020, o Google já havia anunciado que o Google Chrome, seu navegador e talvez o principal da web, deixará de autorizar a coleta de cookies de terceiros, principal forma de rastrear o comportamento do usuário na internet. Agora, com um anúncio formal, a empresa avisou que vai parar completamente de usar a tecnologia e não irá desenvolver uma outra para substituí-la. 


"Tornamos explícito hoje que, uma vez que os cookies de terceiros sejam eliminados, não construiremos identificadores alternativos para rastrear indivíduos enquanto navegam na web, nem os usaremos em nossos produtos”. Foi o que disse Temkin.


Para continuar oferecendo publicidade direcionada às pessoas com base em seus interesses, o Google afirmou que trabalha com a seguinte abordagem: "esconde" as pessoas no meio da multidão, agrupando usuários com comportamentos similares.


Os rastreadores utilizados na web, servem para captar comportamentos e interesses das pessoas e assim, oferecer anúncios direcionados, o que aumenta as chances das pessoas se interessarem pelos produtos. Esses rastreadores geram os dados para segmentação no Google Ads.


O rastreamento individualizado sempre foi duramente criticado por especialistas em privacidade de dados. O tema também está pautado em leis de regulamentação de dados, como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 


E a segmentação por interesses?


Para continuar entregando anúncios com base no interesse das pessoas, o Google informou que irá desenvolver tecnologias que considerem as normas de privacidades. 


Uma tecnologia da companhia analisa os comportamentos de navegação dos usuários em seus próprios dispositivos, permitindo assim que os anunciantes direcionem seus anúncios com base nessas informações, agrupadas com pessoas que possuem comportamentos similares, ao invés dos individualizados.


Na prática, em vez de vender anúncios com base no histórico de uma pessoa, a companhia irá analisar históricos de várias pessoas e reuni-las em grupos com interesses similares para vender a publicidade.


O Google disse que planeja iniciar testes públicos para que anunciantes comprem espaços publicitários usando essa tecnologia no segundo trimestre de 2021.


Este conteúdo foi útil para você? - Compartilhe em suas redes sociais ou envie para o seus amigos. :)

Ao analisar essas métricas, você poderá ter uma visão clara do desempenho de suas campanhas e tomar
Por Valdeí Pires 19 mar., 2024
Você sabia que o LinkedIn é muito mais do que apenas uma plataforma de rede social para profissionais? Neste conteúdo vamos te contar detalhes estratégicos para alavancar resultados usando este canal.
Marketing para Clínicas de Estética: Aumente a visibilidade do seu negócio.
Por Valdeí Pires 10 mar., 2024
No comércio altamente competitivo das clínicas estéticas, a visibilidade é fundamental para atrair mais pacientes e diferenciar-se da concorrência. Descubra neste conteúdo como o marketing pode te ajudar a atingir estes objetivos.
Descubra como o marketing digital pode impulsionar os negócios de energia solar
Por Valdeí Pires 09 mar., 2024
Você sabia que o marketing digital pode impulsionar os negócios de energia solar? Neste conteúdo vamos explorar estratégias, canais e dicas relevantes para que você obtenha sucesso online.
Tráfego Pago Desvendado: O caminho para o Sucesso Online
Por Valdeí Pires 20 fev., 2024
Está encontrando muitas dificuldades com a gestão de tráfego pago? Você precisa ler este conteúdo e conferir o caminho para o sucesso online. Veja aqui, como se diferenciar e se destacar da concorrência.
A Importância da Gestão de Tráfego Pago no Marketing Digital
Por Valdeí Pires 18 fev., 2024
No universo em constante evolução do marketing digital, a gestão de tráfego pago emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar a visibilidade e o sucesso online de empresas e marcas. Confira tudo neste conteúdo.
Guia Completo: Como Implementar Marketing Automotivo
Por Tiago Maximiliano 13 fev., 2024
Neste guia completo, exploraremos estratégias eficazes para implementar o marketing automotivo em seu negócio, impulsionando sua presença online e aumentando suas vendas.
Marketing Digital para Empresas de Energia solar
Por Valdeí Pires 12 fev., 2024
O mercado de energia solar está uma crescente alinhado as preocupações ambientais. A demanda cresceu bastante nos últimos anos. Neste conteúdo você irá conhecer estratégias de marketing para conseguir mais clientes para sua empresa de energia solar.
Integrando o Tiny ERP com a Amazon: Automatizando sua Gestão
Por Tiago Maximiliano 07 fev., 2024
A integração entre o Tiny e a Amazon oferece uma solução eficiente para automatizar diversos processos, desde o recebimento de pedidos até o envio de estoque e a sincronização das informações entre as plataformas.
Estratégias de Marketing Digital para Clínicas de Estética
Por Tiago Maximiliano 07 fev., 2024
No competitivo mercado da estética, o marketing digital desempenha um papel crucial para clínicas que desejam se destacar. Acompanhe estratégias comprovadas para impulsionar sua presença online e alcançar resultados tangíveis.
Mais Posts
Share by: