Tiago Maximiliano • jan. 03, 2021
Escrevi esse post para mostrar para você como usar marketing no empreendedorismo de maneira simples e efetiva.
Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:
O principal desafio que o empreendedor enfrenta ao iniciar um negócio é competir com empresas maiores, mais conhecidas e com mais recursos. Como uma empresa iniciante com uma equipe pequena, orçamento limitado e uma base de clientes minúscula pode competir com os gigantes em seu setor?
O marketing tradicional e/ou digital de formas novas, incomuns ou agressivas é a melhor maneira de ilustrar o que torna uma empresa única. Abaixo estão algumas estratégias de marketing que os empreendedores usam para obter sucesso. Uma empresa pode direcionar todos os seus esforços de marketing para uma estratégia ou usar vários deles de uma vez.
Perguntas frequentes
No universo do marketing existem várias formas de comercializar a sua empresa, desde métodos tradicionais (offline) a métodos digitais (online). Basta escolher aquele que é mais relevante para seu público e orçamento para trazer resultados efetivos.
O marketing é responsável por coletar informações, analisar os indicadores e formular a melhor estratégia, enquanto os vendedores entram em campo para executar essas informações e trazer recompensas pela forma como os clientes percebem sua marca no mercado.
Como regra geral, você deve gastar entre três e cinco por cento de seu faturamento anual real ou esperado em marketing. Se o seu negócio for novo, pode ser necessário alocar mais fundos inicialmente para construir o perfil do seu negócio.
A pesquisa de mercado é uma parte fundamental do desenvolvimento de sua estratégia. Trata-se de coletar informações que fornecem uma visão sobre o pensamento, os padrões de compra e a localização de seus clientes. Além disso, a pesquisa de mercado também pode ajudá-lo a fazer uma previsão inicial de vendas, monitorar as tendências do mercado e ficar de olho no que a concorrência está fazendo.
Tentar promover seu produto ou serviço para todos pode ser caro e ineficaz. Agrupar ou segmentar seus clientes potenciais com base em certas características ajudarão a concentrar seus esforços de marketing.
Geralmente a segmentação é baseada em fatores como:
Seu mercado-alvo deve ter uma necessidade para seu produto ou serviço e estar disposto a pagar por sua oferta.
É a única razão pela qual seus clientes compram de você e não de seus concorrentes - é o que faz sua empresa se destacar da multidão. É importante definir o que você faz de forma diferente e ser capaz de transmitir isso aos clientes em potencial. Normalmente, isso reflete suas habilidades ou conhecimentos especiais.
Pode estar tendo uma oferta nova ou exclusiva, ou fornecendo um serviço excepcional. Comece a desenvolver a sua proposta única de venda respondendo às seguintes perguntas:
Toda empresa, independentemente do tamanho, provavelmente precisará de uma marca. Uma marca é mais que um logotipo, cor ou “slogan”. Uma marca bem articulada conecta-se emocionalmente com seus clientes-alvo e transmite quem você é, o que você representa e o que pode oferecer.
As opções incluem um site de negócios, Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Instagram Ads, mídias sociais, blogs, eventos de networking, publicidade impressa, boca a boca, ligações e muito mais.
Você precisará alocar um orçamento para suas atividades de marketing no empreendedorismo. Seu orçamento de marketing deverá incluir elementos como:
DICA: como regra geral, você deve gastar entre três e cinco por cento de seu faturamento anual real ou esperado em marketing. Se o seu negócio for novo, pode ser necessário alocar mais fundos inicialmente para construir o perfil do seu negócio.
Seus clientes são a chave do seu sucesso, por isso é importante cuidar deles e incentivar a fidelidade. Fornecer um atendimento ao cliente excepcional pode fazer com que as pessoas voltem e diferenciá-lo de seus concorrentes.
As estratégias para construir a fidelidade dos clientes incluem:
É importante monitorar e revisar regularmente suas atividades de marketing para determinar se estão atingindo o resultado desejado, como aumento nas vendas. Inicialmente, você deve revisar seu plano de marketing no empreendedorismo a cada três meses para garantir que suas atividades estejam apoiando sua estratégia. Assim que seu negócio se tornar mais estabelecido, revise seu plano ao lançar um novo produto ou serviço, se um novo concorrente entrar no mercado ou se surgir um problema que afete seu setor.
As atividades de monitoramento podem incluir a revisão dos números de vendas regularmente (mensalmente) ou o monitoramento da atividade do cliente durante uma campanha publicitária. Você também pode acessar e revisar ferramentas analíticas gratuitas para determinar a eficácia de suas campanhas de mídia social ou site.
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