Tiago Maximiliano • ago. 15, 2020
O Google Ads é a maior vitrine do mundo para promover negócios ou escritórios autônomos, uma plataforma de anúncios e publicidade (links patrocinados) que pode ser utilizada por advogados dentro das normas do Código de Ética da OAB, ‘’Código de Ética da OAB’’.
Hoje não existem mais fronteiras para a prestação do serviço. Um advogado em Manaus pode ser contratado em Brasília. Mas o marketing tradicional não tem esse alcance. É razoável que os profissionais jurídicos usem o Youtube, lives [transmissões ao vivo] e redes sociais para falar de soluções jurídicas, desde que de maneira moderada e com conteúdo legal ou judicial.
Empresas e consumidores buscam cada vez mais soluções para os seus problemas na internet. Estar presente no universo digital é imprescindível. Uma boa saída é criar links patrocinados, como o Google Ads. Dessa forma, seu site aparecerá acima dos resultados orgânicos do Google quando o cliente digitar as palavras-chaves e termos que você escolheu.
''CED (Código de Ética e Disciplina). Capítulo IV – “Da Publicidade”. Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.
Provimento 94/2000 – "Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia." Art. 1º. É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento.''
Então ao criar suas campanhas no Google Ads, tome cuidado com os textos e palavras utilizadas nos anúncios. Termos como ‘’O Melhor Advogado do Brasil’’, ‘’Processo Ganho e Garantido’’, entre outros tendenciosos são proibidos. Deixe seus anúncios diretos e objetivos, como: ‘’Escritório de Advocacia - Empresarial’’, ‘’Credibilidade e Competência Jurídica’’.
Conheça bem o seu público-alvo e defina na segmentação. Crie segmentação de público, interesse, local, priorizar por dispositivos de acesso, informações demográficas e termo de pesquisa.
Antes de começar sua campanha, vou deixar duas dicas importantíssimas aqui:
Dentro do Google Ads é possível negativar palavras-chaves, para que elas não acionem os seus anúncios. Ou seja, você só vai aparecer na pesquisa, quando quiser.
Isso é fundamental para uma campanha de sucesso na rede de pesquisa do Google. Escolha bem as palavras-chaves e preste bem atenção nessa dica: priorize palavras de cauda longa, frases com pelo menos 3, 4 palavras. Como já disse anteriormente neste artigo, o planejador de palavras-chaves do Google será fundamental para criar sua campanha.
O que faz o cliente contratar você e não o seu concorrente? É necessário se fazer essa pergunta todos os dias.
Seu anúncio precisa ser claro. Seja transparente com sua oferta e crie um CTA (Call to Action) de impacto. É isso que vai fazer com que o usuário clique no seu anúncio e vá até a landing page.
Legal, você chegou até aqui. Já sabe que precisa segmentar bem a sua campanha, conhecer o seu público, definir as palavras negativas e as que são de interesse do seu negócio. Sabe que precisa também de anúncios com um CTA realmente de impacto, mas você não pode se esquecer da sua página de destino, ou landing page.
Você levar o usuário que clicou no seu anúncio para uma página bem estruturada, que esteja de acordo com o seu anúncio e o motive a preencher um formulário, entrar em contato com sua empresa.
Imagine a frustração de ficar meses aguardando por um show, que teve uma propaganda enorme, mas no dia do show, você se decepcionou. Chegou lá e o local não era bom, lugar desagradável, experiência ruim. A situação quando você tem uma campanha bem estruturada, segmentada, mas com uma página de destino ruim é a mesma.
Essas foram algumas dicas básicas de como promover serviços jurídicos sem ferir o Código de Ética da OAB.
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