VPR Digital Marketing

Gerando Leads Com o Google Ads

Valdeí Pires • jul. 25, 2020


A rotina do profissional do marketing na maioria das empresas é altamente dinâmica. Marketing é um departamento extremamente agitado, inovador e desafiador. Algumas empresas optam pela integração marketing/comercial, o que torna o dia-a-dia ainda mais desafiador. E o grande desafio do marketing, sem sombra de dúvidas, é a geração de leads, que alimenta a equipe comercial.


Com o passar do tempo, muitos profissionais e empresas passaram a observar que a internet é um grande caminho para um geração constante de leads e o principal canal para isso é o Google Ads. No Brasil, segundo dados de pesquisa, 95% dos brasileiros, ao menos uma vez por mês se conectam a internet. Números como este fizeram com que as empresas aumentassem os investimentos em mídias pagas como o Ads. Mas você realmente sabe como gerar leads usando o Google Ads? 


Gere mais leads com o Google Ads


Você já deve ter escutado falar sobre os famosos links patrocinados, os famosos anúncios em texto que aparecem destacados na pesquisa do Google quando algum termo os aciona. 

A forma mais comum de anunciar no Google é na rede de pesquisa, segmentados por palavras-chaves, local, interesse, informações demográficas ou até mesmo listas personalizadas.


Esse tipo de anúncio tem como objetivo gerar tráfego ao site linkado no anúncio e partir disso, gerar conversões que tornem-se leads para equipe comercial.  Mas não é simplesmente criar um anúncio, depositar uma verba e colocar para “rodar”, uma campanha bem estruturada para gerar leads precisa estar bem planejada. 


Conheça bem o seu Público-alvo e defina na segmentação


Aqui está talvez a maior deficiência dos profissionais que trabalham com campanhas em Google Ads. O Google é a ferramenta mais comum do mundo para criar anúncios justamente pelos recursos que oferece. É possível criar várias de formas de segmentação de público, interesse, local, priorizar por dispositivos de acesso, informações demográficas e termo de pesquisa. 


Por isso, é muito importante conhecer ao máximo o seu público e como ele costuma procurar o seu produto/serviço na internet.  Antes de começar sua campanha, vou deixar duas dicas importantíssimas aqui:


  1. Use o planejador de palavras-chaves do Google Ads: Lá é possível descobrir termos de pesquisas relacionados ao seu produto/serviço, as cidades com maior volume de buscas e planejar o orçamento da sua campanha;
  2. Tenha um persona bem definido: Dentro do Google Ads é possível definir características do público-alvo, como: idade, sexo, interesse e locais. Quando você tiver essas informações bem definidas, ficará mais fácil criar sua campanha. Pense bem, você não quer mostrar o seu anúncio para quem não tem o menor interesse nele.


Ative e negative as Palavras-chaves certas


Isso é fundamental para uma campanha de sucesso na rede de pesquisa do Google. Escolha bem as palavras-chaves que veicular o seu anúncio. E preste bem atenção nessa dica: priorize palavras de cauda longa, frases com pelo menos 3, 4 palavras. Como já disse anteriormente neste artigo, o planejador de palavras-chaves do Google será fundamental para criar sua campanha. 


Outro ponto que as pessoas esquecem, é negativar as palavras-chaves que não fazem sentido ao negócio. 

Dentro do Google Ads é possível negativar palavras-chaves, para que elas não acionem os seus anúncios. Ou seja, você só vai aparecer na pesquisa, quando quiser.


Crie Anúncios Persuasivos


Como todo profissional de marketing, quem cria os anúncios ou gerencia a conta de Ads da empresa, precisa ter uma veia criativa. Precisa ser marqueteiro.


O que faz o cliente comprar de você e não do seu concorrente?  É necessário se fazer essa pergunta todos os dias. 


Seu anúncio precisa ser claro. Seja transparente com sua oferta e crie um CTA (Call to Action) de impacto. É isso que vai fazer com que o usuário clique no seu anúncio e vá até a landing page.


Landing Pages de Alta Conversão


Legal, você chegou até aqui. Já sabe que precisa segmentar bem a sua campanha, conhecer o seu público, definir as palavras negativas e as que são de interesse do seu negócio. Sabe que precisa também de anúncios com um CTA realmente de impacto, mas você não pode se esquecer da sua página de destino, ou landing page. 


Você levar o usuário que clicou no seu anúncio para uma página bem estruturada, que esteja de acordo com o seu anúncio e o motive a preencher um formulário, entrar em contato com sua empresa. 


Imagine a frustração de ficar meses aguardando por um show, que teve uma propaganda enorme, linda… mas no dia do show, você se decepcionou. Chegou lá e o local não era bom, lugar desagradável, experiência ruim. A situação quando você tem uma campanha bem estruturada, segmentada mas com uma página de destino ruim é a mesma. 


Por isso, dedique tempo a este ponto. Garanta que sua página carregue rápido, seja condizente com seu produto e anúncio e tenha um CTA para contato. 

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