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05 Poderosas Estratégias de Marketing de Conteúdo

Tiago Maximiliano • out. 21, 2022

Embora o marketing de conteúdo continue crescendo em popularidade, simplesmente criar blogs e postagens de mídia social não é suficiente para impactar o resultado final.


Para ter sucesso no conteúdo, você precisa construir uma estratégia de marketing de conteúdo abrangente e holística. Em última análise, permitirá atrair e envolver um público claramente definido e, no final, gerar uma ação lucrativa do cliente.


Seguindo o guia detalhado abaixo, você mapeará as principais etapas necessárias para desenvolver uma estratégia robusta de marketing de conteúdo para o seu negócio.


Descobrindo o que é uma estratégia de marketing de conteúdo!


Uma estratégia é um plano para chegar onde você quer ir. Então, o que especificamente é uma estratégia de marketing de conteúdo? Vamos distingui-lo de alguns termos semelhantes da indústria:


  • Estratégia de marketing de conteúdo: essa estratégia de alto nível lida com o mapeamento da implementação e distribuição dos materiais de marketing de conteúdo da sua marca.
  • Plano de conteúdo: às vezes você ouvirá isso como um “calendário de conteúdo”. Um plano de conteúdo ajuda você a organizar sua implementação de material de maneira organizada.


Os 5 elementos de uma poderosa estratégia de marketing de conteúdo


Uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo deve ter esses cinco elementos principais para ser bem-sucedida: personas do público, posicionamento da marca, proposta de valor de mídia própria, business case e um plano de ação. Vamos ver por que esses elementos são essenciais e como você pode começar a implementar cada um deles.


1. Personas do Público


Você não pode realmente contar a história da sua marca se não souber para quem está contando sua história. É por isso que seu primeiro passo será identificar o público que você está tentando atingir com seu conteúdo. Existem várias maneiras de fazer isso:


  • Pesquise seus clientes existentes.
  • Pesquise tendências do setor.
  • Saiba quem você não está tentando segmentar.
  • Acompanha bem de perto quem são as personas que seus concorrentes vêm segmentando.


Depois de ter seu público em mente, você pode usar uma ferramenta do Semrush gratuita para colocar suas Personas por escrito.


Você vai querer ser capaz de comunicar de forma clara e sucinta quem é seu público para todas as partes interessadas e qualquer pessoa envolvida nas mensagens da marca.


2. Posicionando sua marca e história


Um posicionamento de marca e produto claramente definido ajudará você a fornecer uma experiência consistente para seu público e criar a imagem certa em todos os seus canais de marketing de conteúdo.


Essas perguntas ajudarão você a fazer um brainstorming de seu posicionamento no mercado:


  • Quem são meus clientes potenciais e existentes? Quais são os teus objetivos?
  • Você sabe quem são seus principais concorrentes? Como eles trazem sua marca para o mercado?
  • Sua marca, qual é o seu valor único?
  • Qual problema seu serviço ou produto pode ajudar a resolver?
  • O que torna sua empresa uma escolha melhor do que seus concorrentes?


Uma história de marca é um resumo da história, missão, propósito e valores da sua empresa. Ele pode ajudá-lo a escolher a direção certa em sua estratégia de marketing de conteúdo, identificando as mensagens e os tópicos certos para traduzir com seu conteúdo.


Concentre-se nos seguintes elementos:


  • Os protagonistas da sua missão (seus clientes) e teus desafios e objetivos.
  • A personalidade da sua marca.
  • O propósito da sua marca e os principais valores da marca.
  • A maneira como seu produto e seu conteúdo podem ajudar a reforçar todos os itens acima e capacitar seu herói.


3. Declare sua missão e propósito de marketing de conteúdo


Vou dar um exemplo aqui: "A principal missão e propósito do nosso conteúdo é compartilhar o máximo de informações de marketing possível para ajudar os profissionais a crescerem suas empresas".


4. Caso de negócios e metas de marketing de conteúdo


Fornecer valor ao seu público é parte integrante de uma estratégia de conteúdo bem-sucedida.


Identifique os objetivos de negócios que sua empresa precisa alcançar e descubra como o marketing de conteúdo aproximará sua empresa desses objetivos. Quantos recursos você precisa para investir na sua estratégia de conteúdo e quais resultados você quer gerar?


5. Por fim...


Por fim, você listará suas principais campanhas e projetos de marketing de conteúdo para o ano e os adicionará ao seu plano de conteúdo. Pense em como eles atingirão as metas de marketing de conteúdo que você definiu anteriormente para o seu negócio.


Isso permitirá que você pense em cada etapa da estratégia de conteúdo. Certifique-se de incluir as seguintes informações:


  • Formatos de conteúdo nos quais você deseja se concentrar.
  • Tópicos e campanhas de conteúdo de alto nível.
  • Canais de distribuição e promoção de conteúdo.
Ao analisar essas métricas, você poderá ter uma visão clara do desempenho de suas campanhas e tomar
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