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Entenda o que é CAC - Custo de Aquisição de Clientes

Tiago Maximiliano • out. 22, 2022

Para expandir seus negócios, você precisa de mais clientes. Na maioria dos casos, os clientes não encontrarão seu produto, a menos que você esteja fazendo marketing por conta própria. Você terá que gastar dinheiro, tempo e outros recursos para promover sua empresa. Entender o custo de aquisição de clientes (CAC) ajudará você a descobrir onde melhor gastar seus recursos para adquirir clientes.


Entendendo o que é custo de aquisição de clientes (CAC)


O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o custo de aquisição de um novo cliente durante um determinado período. Inclui o dinheiro gasto em canais de vendas e marketing durante esse período específico.


Em resumo, o CAC ajuda as empresas a saber quais caminhos de marketing e vendas estão atraindo novos clientes com eficiência.


Encontrando os melhores canais de aquisição via CAC


Ser capaz de entender o custo para adquirir novos clientes é fundamental para analisar o ROI de seus esforços de marketing e vendas. Ao rastrear o CAC de cada canal de gastos separadamente, você pode dissecar todo o seu plano de marketing e determinar as fontes mais econômicas que trazem mais leads. Você pode descobrir quais canais são lucrativos e quais estão drenando seus recursos.


Por exemplo, suponha que sua empresa use canais de marketing como mídia social, mídia impressa e mídia de transmissão para adquirir novos clientes.

Importância do CAC

A partir dessa tabela, podemos ver que o tráfego pago acaba sendo uma forma econômica de adquirir mais leads quando comparada à assessoria de imprensa, que tem um custo alto, e à mídia social, que conquistou pouquíssimos clientes.


Você pode considerar ajustar seus planos de marketing para focar seus investimentos mais em tráfego pago para gerar leads. Esses tipos de insights obtidos pelo rastreamento do CAC são essenciais para o seu negócio em meio à circunstância de usar recursos de marketing limitados para obter o melhor ROI.


Ao discutir CAC, inclua outra métrica importante: o Valor da Vida Útil do Cliente (CLV).


É difícil não incluir outra métrica crucial ao discutir CAC: o Valor da Vida Útil do Cliente ou Customer Lifetime Value (CLV).


O CLV informa quanto dinheiro você pode gerar de um novo cliente de forma recorrente ao longo de sua jornada com sua empresa. Quando essa métrica é analisada com o CAC, você pode descobrir quanto dinheiro ganhará ao adquirir um novo cliente. A comparação de CAC e CLV ajuda você a escolher os recursos que podem ser investidos lucrativamente nesse cliente, ajustar as estratégias de marketing e alocar orçamentos com sabedoria.


Determinando o período de retorno


Depois de investir dinheiro substancial para adquirir novos leads, é natural que você queira saber quando pode começar a lucrar com eles. Saber o valor exato do seu CAC ajudará você a estimar quanta receita cada um de seus clientes pagantes deve gerar para que você possa compensar o valor gasto na aquisição deles e avançar para aumentar seu lucro.


Por exemplo, vamos imaginar que você gastou R$ 250 para adquirir um novo cliente que paga R$ 25 todo mês. Para recuperar os R$ 250 que você investiu na aquisição, esse cliente precisa ficar com você por pelo menos 10 meses. Se esse cliente cancelar sua assinatura dentro desses 10 meses, você terá basicamente uma perda. Em vez disso, se você gastou apenas R$ 100 para adquirir o mesmo cliente, você receberá o dinheiro de volta em quatro meses.


Dessa forma, você poderá ver o quão valioso é um cliente e saber quem priorizar para melhorar a margem de lucro. Esse lucro pode ser repassado aos clientes para melhorar a estatura do seu negócio no mercado.


Quais são os componentes do CAC?


Embora seja óbvio incluir o custo de marketing e vendas, existem diferentes despesas indiretas, como salários de funcionários e despesas de viagem, que ajudam na aquisição de clientes que devem ser incluídas na determinação total do CAC. Como esses custos geralmente são propensos a flutuações, é crucial calcular essas despesas todos os meses ou durante um período específico para acompanhar seu CAC de perto.


Conclusão



O monitoramento do valor do CAC continuará a desempenhar um papel crítico na estratégia de marketing e vendas de sua empresa à medida que o negócio cresce. Com os insights que você obtém do CAC e de outras métricas importantes, você pode construir um negócio sustentável com crescimento constante.


Ao usar uma solução de gestão da VPr, você pode obter insights para planejar sua estratégia de negócios enquanto se adapta às condições dinâmicas do mercado e acelera o crescimento de seus negócios.

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