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Tráfego Pago no Instagram: Veja o que NÃO fazer!

Valdeí Pires • out. 16, 2023

Falando em tráfego pago para Instagram, é necessário destacar que estamos vivendo uma era inovadora! Não há dúvidas que estamos vivendo a era dos canais digitais, com um destaque especial para as redes sociais.


No mundo do marketing digital, o Instagram se tornou uma plataforma essencial para promover negócios e aumentar o alcance da sua marca.


A título de conhecimento, o Instagram no Brasil é a terceira rede social mais usada, logo atrás do WhatsApp e Youtube. Em números, o Brasil possui 113,5 milhões de usuários do Instagram. Estes são dados da da We Are Social.


Com um público tão relevante, é naturla que o mercado de publicidade se atente à plataforma para promover produtos e serviços, além de alcance de marca.


Com isso, o uma estratégia muito comum no Instagram Tráfego Pago. Pesquisas revelam que existem mais de 25 milhões de perfis corporativos no Insta, além de mais de 2 milhões de anunciantes. Outro dado interessante, é que 8 a cada 10 usuários seguem alguma marca na rede social. Com tanta informação, é necessário saber o que fazer com ela. Não basta somente anunciar no Instagram. Existem boas práticas que voc6e pode adotar para melhorar seus resultados.


Neste conteúdo, falaremos sobre o que você NÃO deve fazer ao anunciar no Instagram. Sim, é isso mesmo. Mais do que saber o que fazer, é fundamental saber o que não fazer. Boa leitura.

NÃO Ignore a Definição de Público

Vamos começar com um ponto crucial para qualquer anunciante: PÚBLICO!


Se você é um pouco mais experiente, deve estar achando este tópico meio óbvio. Mas ele é frequentemente ignorado. Muitos anunciantes, não fazem ideia de qual o público vê os seus anúncios, clica, e consome a verba destinada tráfego pago.


Toda campanha, precisa passar por um processo criativo, que envolve algumas etapas, entre elas, a definição de público-alvo, a famosa, persona. Toda marca, produto, serviço, tem o seu.


 - Ah, mas eu não sei quem é o meu público-alvo!

Bom, neste caso, você precisa dar um passo atrás e analisar o mercado de atuação. Atualmente, existem diversas ferramentas, que permitem vocâ analisar aspectos do seu público-alvo, por exemplo, a forma como eles pesquisam seus produtos ou serviços. A Answer The Public, pode te ajudar muito nesta etapa. Com ela, você poderá entender como o seu produto é buscado na internet. Isso te ajudará a entender melhor as necessidades do seu público-alvo.


Um erro muito comum relacionado a estratégia de tráfego pago no instagram,  é direcionar anúncios para um público amplo e genérico. É crucial definir um público-alvo específico com base em características demográficas, interesses e comportamentos para obter resultados eficazes.


Não ignore esta etapa em hipótese alguma. Se não definiu seu público, a regra é clara: não anuncie.  

Tráfego no Instagram: Veja o que não fazer!

NÃO Definir um Objetivo para a sua Campanha

Este ponto é bem direto. Ao mesmo tempo que existem muitas pessoas fazendo tráfego pago no Instagram, existem muitas anunciando sem objetivos claros. E este ponto, impacta em todo o restante da sua campanha.


Voltando ao processo criativo da campanha, é importante conversar com pessoas envolvidas e definir um objetivo para os anúncios. Em cima disso, você criará a sua campanha, os seus anúncios e fará todas as configurações.


Definido internamente o objetivo de investir em tráfego pago no instagram, você precisa configurar a sua campanha de acordo com isto.

No Gerenciador de Anúncios, existe um parâmetro a ser preenchido, que se chama Objetivo da Campanha.

Este objetivo, precisa estar preenchido de acordo com o resultado esperado.


Muitas pessoas negligenciam esta etapa, preenchendo como objetivo Envolvimento com a Publicação, quando na verdade, o que se espera é vender.


Os seus anúncios serão exibidos, para pessoas que possuem a maior probabilidade de realizar a açõa que você preencheu no objetivo da campanha. Portanto, NÃO ignore esta etapa. 

NÃO Negligenciar o Acompanhamento de Métricas

Para tudo que fazemos, em qualquer área de negócios ou na vida pessoal, é necessário parar, pensar e analisar rotas alternativas, possíveis ajustes e redefinições. Para uma campanha de tráfego pago, não é diferente.


Acompanhar o desempenho dos anúncios é essencial. Ignorar as métricas, como taxas de conversão e custo por clique, pode levar a uma campanha ineficaz e orçamento desperdiçado.


O ideal, é que sua campanha seja analisada diariamente, olhando as principais métricas para entender o que está e o que não está funcionando.


NÃO deixe sua campanha rodando no Instagram, sem acompanhar os resultados.

NÃO Equeça de testar Diferentes Formatos de Anúncios

Agora, vamos falar de um ponto crucial para qualquer campanha de tráfego pago. Essa dica, vale não somente quando você faz tráfego pago no Instagram, mas em qualquer ferramenta.


Lembre-se que é muito importante você ser preciso na mensagem, efetivo e conseguir prender a atenção do usuário, nos poucos segundos que tem. Dificilmente você conseguirá isso com um úico anúncio. Por isso é muito importante poder validar e testar diferentes formatos de anúncio.


Uma dica muito importante é criar diferentes copys, chamadas e textos atrativos para a sua campanha. Feito isso, teste diferentes formatos de imagem, para que os seus resultados sejam bons, além poder comparar o que realmente está funcionando.


NÃO deixe sua campanha rodando no Instagram, sem testar diferentes formatos e tipos de anúncios, e claro, analisar quais estão dando mais resultado.

Conclusão

O tráfego pago no Instagram pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar seus esforços de marketing. No entanto, evitando os erros mencionados acima, você pode melhorar significativamente a eficácia de suas campanhas. Lembre-se de que o sucesso requer planejamento, pesquisa e paciência.


Lembre-se de sempre acompanhar as mudanças nas diretrizes do Instagram e se adaptar às tendências em constante evolução da plataforma.

Se você estiver interessado em aprofundar qualquer um dos tópicos acima ou se tiver dúvidas adicionais sobre tráfego pago no Instagram, entre em contato com nossa agência. Estamos aqui para ajudar


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