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Gestão de E-commerce: Prepare-se para a Black Friday

Valdeí Pires • out. 15, 2023

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano para o comércio eletrônico. É uma oportunidade imperdível para as lojas online aumentarem suas vendas e conquistarem novos clientes.


No entanto, para aproveitar ao máximo esse período, é essencial uma gestão de e-commerce eficiente. Lojistas de todo o Brasil, começam a se preparar meses antes da Black Friday. Essa preparação envolve diversos fatores, desde a preparação do seu site para receber um tráfego maior que o comum, até o estudo de produtos que podem ser trabalhados.


Com os clientes aqui da VPr, iniciamos conversas com antecedência, elaborando plano de ação, facildiades que iremos oferecer aos usuários, etc. Pensando neste cenário, decidimos compartilhar este conteúdo, com uma visão estratégia do que você precisa se atentar, para fazer da Black Friday, uma data especial no seu calendário e em seus resultados.

Não deixe de ler este conteúdo até o fim e compartilhar com quem possa interessar.


Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas e estratégias para garantir que sua loja esteja pronta para a Black Friday!

Por que a Black Friday é tão importante para o E-commerce?

Para contextualizarmos de uma forma geral, vamos iniciar falando um pouco da importância da Black Friday no mundo de vendas, ainda mais, para o E-commerce. Não precise me ater, ao detalhe de contar a história do surgimento da Black Friday nos Estados Unidos, até porque, este não é o seu interesse ao ler. este conteúdo blog.


A Black Friday no Brasil, passou a fazer parte do calendário em 2010. No começo desta data comercial, o mercado de eletrônico foi quem melhor aproveitou, e faturava mais. Com a evolução dos canais de compra online, todos os outros setores começaram a investir em ações de marketing e descontos agressivos na Black Friday.


Boa parte dos lojistas, enxergaram na Black Friday uma oportunidade de movimentar vendas e fluxo de caixa em um mês que historicamente, era fraco em vendas. Com o passar do tempo, outros começaram a utilizar da Black Friday para girar estoque. Veja algumas oportunidades que os lojistas encontram com a Black Friday no Brasil:


  • Aumento nas Vendas: Durante a Black Friday, as lojas online geralmente experimentam um aumento significativo nas vendas. Os consumidores estão à procura de descontos e promoções, tornando essa época do ano ideal para impulsionar as receitas;


  • Aquisição de novos Clientes: a Black Friday atrai um grande número de compradores, incluindo muitos que nunca compraram em sua loja anteriormente. Isso oferece a oportunidade de conquistar novos clientes e expandir sua base de consumidores;

 

  • Preparação para o Natal: A Black Friday marca o início da temporada de compras de fim de ano. É uma excelente oportunidade para preparar sua loja e cativar clientes que retornarão para as compras de Natal.


Entendemos um pouco do contexto da Black Friday e das oportunidades que ela possibilita, vamos falar agora sobre estratégias. 

Gestão de E-commerce: Prepare-se para black Friday

Estratégias para Preparar seu E-commerce para a Black Friday

A Black Friday é uma grande oportunidade para o lojista e para muitos, pode ser uma virada de chave no mercado digital. Mas, como qualquer outra data comercial, é necessário ter um planejamento eficiente e bem detalhado, para usufluir da melhor desta data e ser competitivo dentro do mercado.


Este conteúdo, é literalmente o que sentamos e discutimos com nossos clientes para preparar o melhor plano de ação para Black Friday, levando em conta que cada negócio, é composto por particularidades que precisam estar bem mapeadas dentro do mercado. A Black Friday, nao é simplesmente anunciar, colocar desconto e vender!  Há todo um trabalho estratégico que estrutura tudo isto.


Abaixo, listamos os principais pontos, que percebemos que realmente fazem diferença na Black Friday:


  1. Planejamento Antecipado: A preparação para a Black Friday começa meses antes do evento. Muitas empresas, se apegam no fato, de que a data naturalmente, torna o comportamento do consumidor mais impulsivo nas decisões de compra. Estudos recentes, mostram que isto é uma impressão errada. Com muitas promoções fakes acontecendo, o consumidor fica mais desconfiado e investe um bom tempo em comparações, antes de tomar a decisão de compra. É crucial desenvolver um plano estratégico sólido que inclua metas de vendas, promoções, estoque, logística e marketing. Certifique-se de que todos os departamentos estejam alinhados com o mesmo objetivo.                           
  2. Estoque e Logística: Garanta que seu estoque esteja bem abastecido para atender à demanda esperada. Lembre-se, é uma oportunidade para você e também para o seu cliente. Eles podem querer comprar mais de uma unidade dos produtos que estarão em promoção. Mantenha o seu estoque atualizado e integrado com os seu canais de venda, para evitar cancelamentos. Também é importante estar atento a operação logísitca. Converse e alinhe antes com as empresas parceiras com quem você trabalha, alerte sobre os seus horários de coletas e principalmente, mantenha a separação dos pedidos como prioritária, ágil e correta. Um bom processo a implementar, é um double check na separação para que não envie pedidos errados.                                                                 
  3. Otimização da Loja Virtual: Se você já foi a um supermercado, destinado a compra um item, e não o encontrou após passar por dois, três corredores, sabe a sensação horrível que é procurar um produto e ter dificuldades ao encontrar. A diferença da loja virtual, é que não há o contato humano imediato que pode ajudar. Pense com carinho na navegação da sua loja virtual no perído de Black Friday. Se necessário, repense os menus, temporariamente, para facilitar que usuários encontrem os produtos que estão em ação promocional e uma dica muito importante: crie um Top Banner para tematizar sua loja para esta data especial. Outro fator importante a se pensar, é que na Black Friday, sua loja será acessada pela primeira vez por diversos usuários, que não conhecem a sua marca, e eles tendem a ser menos pacientes, por isso é fundamental que sua navegação esteja simples e fácil. Ofereça descontos significativos e promoções atraentes para atrair os consumidores. Use palavras-chave relevantes, como "Black Friday", "ofertas incríveis" e outras, em seus anúncios e descrições de produtos para melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca. E por fim, não deixe de testar todos os dias, o seu processo de compra, com diferentes cenários de pagamento. Isso te ajudará a entender, possíveis desistências.                                                                                                                                       
  4. Marketing Digital: Utilize estratégias de marketing digital para promover suas ofertas. Isso inclui campanhas de e-mail marketing, anúncios pagos, mídias sociais e otimização de mecanismos de busca (SEO).                                                                                                                                                                   
  5. Atendimento ao Cliente: Prepare sua equipe de atendimento ao cliente para lidar com um volume maior de consultas e pedidos. Respostas rápidas e eficazes podem fazer a diferença na experiência do cliente. Um bom atendimento é um fator decisivo para tomada decisão dos seus possíveis clientes e até mesmo, fidelizar. Pense que este cliente, pode comprar de você não só na Black Friday, mas torna-se um comprador recorrente. Muita atenção ao atendimento e ao pós-venda.                                   
  6. Monitramento em Tempo Real: Ao longo das ações de Black Friday, temos um alinhamento contínuo com nossos clientes, para analisarmos dados. É fundamental entender que este é um período de grande oportunidade, mas também de muito trabalho. É necessário analisar todos os dias e fazer ajustes também. Se algo der errado, o tempo é curto, então, todos precisam estar alertas. Durante a Black Friday, acompanhe o desempenho de sua loja em tempo real. Esteja preparado para fazer ajustes à medida que as vendas e as tendências de compra evoluem.                                                 
  7. Promoções Atraentes: O grande gatilho da Black Friday, é promoção. Os consumidores estão atrás das melhores oportunidades de compra, do melhor prazo de entrega, da melhor garantia possível. Faça uma análise geral dos seus produtos. Encontre as principais forças, fraquezas, oportunidades e una isso a uma oferta promocional. Lembre-se que todos na internet estarão fazendo promoções, então é importante conhecer os seus limites e extrair o que há de melhor no seu cenário para conquistar mais vendas.

Conclusão e ... boas vendas!

A Black Friday é uma oportunidade imperdível para lojas virtuais impulsionarem suas vendas e conquistarem novos clientes.

No entanto, o sucesso requer uma gestão eficiente do e-commerce. Planejamento antecipado, estoque adequado, otimização do site, promoções atraentes, marketing digital, atendimento ao cliente e monitoramento são chaves para o sucesso. Garanta que sua loja esteja preparada para a Black Friday e aproveite ao máximo essa temporada de compras


Conte com o time da VPr, para planejar a Black Friday e potencializar vendas no seu e-commerce. Solicite um contato clicando aqui.


Lembre-se de que o sucesso contínuo de seu e-commerce depende de sua capacidade de atrair e manter clientes, então continue aprimorando sua gestão ao longo do ano. A Black Friday é apenas o começo de uma temporada de compras emocionante.

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