Valdeí Pires • jul. 05, 2020
O ano de 2020 está marcando a história do mundo. Quem imaginou que o início de uma nova década seria tão transformador e impactante como está sendo este ano em que estamos vivendo. O ano de 2020 está fazendo com que todos nós tenhamos que repensar conceitos, filosofias, crenças e costumes que antes, acreditávamos cegamente.
Em meados de dezembro de 2019, a China ligou um alerta para um surto de febre, falta de ar e outros sintomas, na cidade de Wuhan, que até este momento tem cerca de 11 milhões de habitantes. Alguns meses depois, a OMS (Organização Mundial da Saúde), declarou uma pandemia mundial, em razão do novo Coronavírus. O vírus se espalhou pelo mundo, fazendo da Europa o seu primeiro ponto de grande propagação. Atravessou o oceano e chegou às Américas.
Com a fácil transmissão do vírus e alto índice de propagação, alguns hábitos foram forçados a mudar. Em pouco tempo, países, estados e cidades começaram a adotar a quarentena para assim, conter a propagação do vírus.
Bares, restaurantes, escritórios, cinemas, shoppings, academias, escolas… estabelecimentos, um a um foram obrigados a fecharem as portas.
E quem esperava por isso? Quem imaginava que 2020 seria um ano tão surpreendente e desafiador?
Além de toda preocupação com a saúde da população, conter a propagação do vírus, há uma outra questão inquietante. Como sobreviverão as empresas com as suas portas fechadas? Quem se preparou para um mundo digital? O ano de 2020 trouxe muita força à dois termos no mundo dos negócios: marketing digital e home office.
O comerciante local sofreu muito e está sofrendo ainda com as causas do novo coronavírus na economia. De mãos atadas e sem muita estrutura para repensar o negócio, pequenas e médias empresas se viram num 2020 que as obrigaram a reinventar o seu negócio, repensar métodos de estar próximo do cliente, continuar vendendo e se manter em meio à uma situação como essa.
E grande parte dos empreendedores enxergaram no marketing digital, uma estratégia de escapar da crise que sobreveio.
O Google Trends, registrou um aumento repentino de buscas na web por termos como: marketing digital, principais estratégias marketing digital, copywriting, entre outros. O marketing digital se tornou a esperança do empreendedor. Aqueles que já tinham alguma coisa, ainda que mal estruturada, resolveram investir, buscar novas ideias e até profissionalizar; já aqueles que não tinham absolutamente nada de marketing digital, precisaram correr e implementar ferramentas de marketing para sobreviverem.
Dispararam os números de novas lojas virtuais, cadastros em páginas sociais e em plataformas do Google.
Se você ainda não usa marketing digital no seu negócio, sabe que está ficando para trás.
Esse é o momento ideal para usar os canais digitais para fazer parte do dia-a-dia do seu cliente.
O mais importante nesse momento é que o seu cliente não se esqueça de você.
E o marketing digital pode te ajudar de algumas formas com isso:
Se ainda não tem, construa um site:
Crie um site para o seu negócio, ainda que ele seja local. O site é o cartão de visitas do seu negócio. Escolha uma boa agência para desenvolver, explique as complicações e as especificações do seu nicho de mercado;
Faça-se presente nas redes sociais:
Usar o Facebook, Instagram e até o Linkedin é fundamental para manter o relacionamento com seus seguidores e fãs. Se você conhece bem o seu perfil de cliente, vai saber qual conteúdo usar para publicar em suas redes sociais.
Não pode abrir sua loja? Anuncie na maior vitrine do mundo:
Os famosos Links patrocinados. Anunciar no Google tem sido uma grande alternativa para pequenas e médias empresas, continuarem conseguindo clientes mesmo em meio a crise do novo coronavírus.
Enfim, não há dúvidas de que o marketing digital pode ser uma excelente alternativa para este ano tão desafiador que estamos vivendo.
E ai, gostou do conteúdo? Deixe aqui seu comentário.
Assine nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos como este diretamente do seu e-mail!
Se conhece alguém que se interessaria, compartilhe o conteúdo! :)