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Como melhorar o SEO de um site: dicas para aumentar a sua classificação no Google

Tiago Maximiliano • ago. 12, 2021

Como melhorar o SEO de um site: dicas para aumentar a sua classificação no Google

As melhores práticas de como melhorar o SEO de um site são um conjunto de tarefas desenvolvidas para ajudar a melhorar as classificações do mecanismo de pesquisa de um site no Google. Práticas de mecanismo de pesquisa comum incluem a otimização no site, pesquisa de palavras-chave e construção de backlinks.


Dito de outra forma: há um milhão de coisas que você pode fazer para obter classificações mais altas no Google.

Perguntas frequentes

  • Qual a importância da tag de título para SEO?

    Quando se trata de SEO na página, sua tag de título é a CHAVE.  O Google até disse que: “é importante usar títulos de alta qualidade em suas páginas da web.”.

  • A velocidade do site é importante para a classificação do Google?

    O Google geralmente não fala publicamente sobre os fatores de classificação em seu algoritmo. Então, quando eles falam muito sobre um sinal de classificação específico, você sabe que é um grande negócio.

  • O que é o Google Search Console?

    O Search Console é como um painel ao vivo que permite que você saiba como está o desempenho do seu site nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa).

Com isso, aqui estão 5 práticas recomendadas de como melhorar o SEO de um site em 2021:


1. Adicione sua palavra-chave principal no início de seu conteúdo


Não é nenhum segredo que você deseja usar sua palavra-chave algumas vezes em sua página.

Mas você pode não saber que a localização da sua palavra-chave também faz diferença.

Especificamente, você precisa mencionar sua palavra-chave principal pelo menos uma vez no topo da página.

Por que isso importa?


O Google dá mais peso aos termos que aparecem no topo de uma página da web.


2. Escreva títulos, descrições e conteúdo exclusivos


Evitar conteúdo duplicado é uma das melhores práticas de SEO mais importantes a se ter em mente.

Na verdade, o Google declarou que você deve evitar “versões duplicadas ou quase duplicadas de seu conteúdo em seu site”.


E essa regra se aplica a todo conteúdo de seu site, incluindo:


• Tags de título

• Meta tags de descrição

• Páginas de produtos de comércio eletrônico

• Páginas de destino

• Texto alternativo da imagem

• Páginas de categoria


Basicamente: se você publicar uma página em seu site, o conteúdo dessa página deve ser 100% exclusivo.

Se você tem um pequeno blog com uma página inicial e várias postagens de blog, essa regra é muito fácil de seguir. Mas se você é proprietário de um grande site e nele existem várias páginas, escrever conteúdo exclusivo para cada uma delas pode ser complicado.


Complicado, mas vale a pena.


3. Otimize sua tag de título para SEO


Quando se trata de SEO na página, sua tag de título é a CHAVE.

O Google até disse que: “é importante usar títulos de alta qualidade em suas páginas da web.”.


Veja como obter o máximo da tag de título de sua página:


Antecipar sua palavra-chave principal: “Antecipar” simplesmente significa que você inicia sua tag de título com sua palavra-chave alvo.


Por que isso é importante?


Bem, os motores de busca prestam muita atenção aos termos que você usa em sua tag de título. É por isso que você quer sua palavra-chave no título da página.


Mas o que você pode não saber é que o Google também dá mais ênfase às palavras e frases que aparecem no início de sua tag de título.


Portanto, se fizer sentido, comece seu título com a palavra-chave que você deseja classificar.


Por exemplo, estou atualmente classificado em primeiro lugar para o termo super competitivo “SEO de comércio eletrônico”.


Às vezes, não é possível usar sua palavra-chave tão cedo porque isso fará com que sua tag de título pareça estranha. Sim, a otimização do mecanismo de pesquisa é importante. Mas suas tags de título também precisam ser úteis para os usuários.


Se você não for capaz de iniciar sua tag de título com uma palavra-chave. Busque incluir sua palavra-chave o mais cedo possível.


4. Otimize a velocidade de carregamento do seu site


O Google geralmente não fala publicamente sobre os fatores de classificação em seu algoritmo. Então, quando eles falam muito sobre um sinal de classificação específico, você sabe que é um grande negócio.


A velocidade de carregamento do site é um desses raros fatores de classificação.


Sua primeira etapa é comparar a velocidade de carregamento atual do seu site. Dessa forma, você sabe onde está antes de começar a fazer alterações.


Eu recomendo a ferramenta muito útil PageSpeed Insights.


De qualquer forma, aqui estão algumas maneiras de melhorar a velocidade de carregamento do seu site.


• Comprimir imagens: este é um grande problema. As imagens tendem a ocupar a maior parte do tamanho de uma página (em termos de KB). É por isso que recomendo usar uma ferramenta como tinypng.com para diminuir o tamanho das imagens.

• Use temas leves: temas volumosos do WordPress podem tornar as coisas mais lentas. Portanto, se o seu tema não estiver otimizado para velocidade, considere mudar para um que seja.

• Use Lazy Loading: Imagens de carregamento lento podem aumentar a velocidade de carregamento do seu site em 50% ou mais. A desvantagem é que as imagens aparecem conforme os usuários rolam para baixo na página, o que não é bom para UX. Portanto, é uma troca.

• Use um CDN: os CDNs veiculam imagens e outras mídias em seu site em servidores próximos aos usuários.


5. Rastreie seus resultados com o Google Search Console


Se você não configurou o Google Search Console, está voando às cegas com seu SEO.


O Search Console é como um painel ao vivo que permite que você saiba como está o desempenho do seu site nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa).


Existem muitos recursos e ferramentas interessantes no Search Console. Recomendo verificar esses 3 relatórios regularmente.


Desempenho: esses dados permitem que você saiba quantas pessoas veem e clicam em seu site na pesquisa do Google. Além de também poder ver as palavras-chave exatas que as pessoas usam para encontrar seu conteúdo e onde você tende a se classificar.


Isso tudo é super valioso por si só. Mas o valor real é rastrear suas impressões e cliques ao longo do tempo. Se eles estão subindo, fica claro que essas práticas recomendadas de SEO estão funcionando. Caso contrário, pode ser hora de tentar uma abordagem diferente.


Cobertura: o relatório de cobertura permite que você saiba quais páginas do seu site o Google indexou. Ele também informará se estiver tendo problemas para rastrear totalmente alguma de suas páginas.


Se você vir “erros” e “avisos” aqui, recomendo consertá-los o mais rápido possível.

Afinal, se o Google não puder indexar sua página, ela não terá classificação em nada. Felizmente, o Google não diz apenas: “Não podemos indexar esta página”. Eles geralmente informam o que está causando o problema.


Aprimoramentos: O principal ponto a se prestar atenção neste relatório é “Usabilidade Móvel”.


Considerando que o índice do Google agora prioriza os dispositivos móveis, você definitivamente deseja garantir que seu site seja fácil de usar em dispositivos móveis.


Um site Otimizado para SEO


Aqui na VPR Digital Marketing, fornecemos um site voltado para as necessidades do negócio, também oferecemos um site 100% desenvolvido e otimizado para SEO.


Fornecemos uma arquitetura totalmente estruturada que respeita as melhores práticas de SEO e visa uma melhor classificação e indexação no Google. Além de integração com Google Search Console e Google Analytics.


Como melhorar o SEO de um site:

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