Se você visitou este conteúdo, provavelmente está iniciando no universo do marketing digital, seja para criar anúncios no Google Ads para sua empresa local ou on-line, como também para conhecimento próprio, entre muitas outras situações, a verdade é que você está aqui para entender sobre "Google Ads: 05 dicas para você que vai anunciar no Google".
O uso do Google Ads é uma estratégia de marketing comum e eficaz entre as empresas que buscam alcançar seus primeiros clientes pela Internet. Hoje,
vamos nos aprofundar em algumas noções básicas sobre como usar o Google AdWords.
Aqui estão 05 dicas para você que vai anunciar no Google:
1. Tenha uma página de destino para anunciar no Google Ads
Uma página de destino é o URL ou a página da Web que os usuários "acessam" quando clicam em seu anúncio no Google. Uma ótima página de destino é fundamental para o sucesso de sua campanha do Google Ads. Uma página bem projetada e otimizada ajudará a converter visitantes em leads, ou clientes.
- Exemplo de página de destino
Lembre-se do seguinte ao construir sua página de destino:
- Páginas de destino focadas: crie páginas de destino separadas para ofertas individuais. Landing page (página única), site institucional ou e-commerce que focam em múltiplos objetivos podem acabar confundindo seus visitantes.
- Call-to-action: não se esqueça de incluir e destacar uma chamada de ação dos botões da página, como preencher um formulário, comprar, etc.
- Compatível com dispositivos móveis:
com o número de usuários de dispositivos móveis na Internet aumentando, é essencial garantir que suas páginas de destino sejam compatíveis com dispositivos móveis.
- Cumpra suas promessas: sua página de destino deve cumprir todas as promessas que você fez em seu anúncio. Por exemplo, se seu anúncio fala sobre um desconto, certifique-se de que sua página de destino inclua esse desconto.
Quer criar uma página de destino de alta conversão? Confira aqui:
Criação e Desenvolvimento de Sites.
2. Criando seu anúncio no Google Ads
No painel do
Google Ads, ao iniciar a criação de uma campanha, clicando em “+ Nova campanha”, selecione uma meta para personalizar sua experiência de anúncio com base nas metas e configurações que funcionam melhor para seu objetivo de campanha.
- Exemplo de objetivo para campanha no Google Ads
3. Selecione um tipo de Campanha no Google Ads
Atualmente, o Google Ads tem 6 formatos de campanha. Cada um tem uma estratégia de canal específica para impactar seu público-alvo, como:
- Pesquisa: No formato “Pesquisa”, você usa estratégias de texto e palavras-chave para alcançar clientes interessados em seu produto ou serviço.
- Performance Max: O formato "Performance Max", foi lançado oficialmente no final de 2021, projetado para alcançar os públicos-alvo nos canais do Google por meio de uma única campanha.
- Rede de Display: O formato “Rede de Display”, ajuda você a alcançar as pessoas enquanto elas navegam em milhões de sites, aplicativos e propriedades do Google, como YouTube e Gmail.
- Shopping: O formato “Shopping”, nada mais é do que uma vitrine virtual de uma loja cadastrada na plataforma de gerenciamento de e-commerce do buscador, o Merchant Center. Na prática, é como um shopping online. Ele desempenha uma função muito semelhante ao Buscapé ou Zoom.
- Vídeo:
O formato “Vídeo”, você pode alcançar pessoas que assistem a vídeos no YouTube.
- Discovery: O formato “Discovery”, esse tipo de campanha oferece uma experiência de anúncio personalizada, envolvente e chamativa para pessoas prontas para descobrir e interagir com sua marca.
É claro que esses formatos citados acima possuem apenas uma característica para cada tipo de campanha, em breve teremos detalhes sobre cada formato, e explicaremos passo a passo como criar anúncios para cada tipo de campanha.
- Exemplo de tipos de campanha no Google Ads
4. Defina seu orçamento no Google Ads
No Google Ads, você está no comando total dos seus custos de publicidade on-line com total autonomia de parar de exibir anúncios a qualquer momento.
- Defina um limite de orçamento no Google Ads: com a definição do seu orçamento de anúncios no Google, você nunca excederá seu limite mensal.
- Tenha flexibilidade:
no Google Ads, não há necessidade de um contrato para precificar seu orçamento na plataforma. Ajuste seus valores de anúncios ou pare de exibir anúncios a qualquer momento.
- Pague somente por ações: no Google Ads, você paga somente quando as pessoas realizarem uma ação, como clicar em seu anúncio para visitar seu website ou então ligar para sua empresa.
- Exemplo de orçamento a ser gasto diariamente no Google Ads
5. Alto poder de segmentação de público-alvo no Google Ads
Um dos pontos altos do Google Ads é a quantidade de ferramentas disponíveis para segmentar seu público-alvo.
Com o Google, é possível realizar as seguintes segmentações demográficas como:
- Idade: a subdivisão por idade no Google tem ao total 7 faixas etárias, como 18~24 anos, 25~44 anos, 35~44 anos, 45~54 anos, 55~64 anos, 65 anos e acima, idade desconhecida.
- Gênero: nesta divisão, você pode escolher entre, masculino, feminino e desconhecido.
- Renda: sim. É possível identificar classe social do usuário no Google! É bem provável que essas informações venham dos históricos de compras das pessoas na Internet. A segmentação é dividida da seguinte forma, 10% superiores, 11-20%, 21-30%, 31-40%, 50% inferiores e desconhecidos.
- Grau parental: nesta opção, você pode escolher se deseja exibir seu anúncio para usuários sem filhos, com filhos e desconhecidos.
- Exemplo de informações demográficas no Google Ads
Cuidado para não tornar sua campanha muito segmentada. Minha sugestão é testar e ver como sua campanha reage. Você tem resultados abaixo do esperado? Não tem problema, você pode editar seus segmentos a qualquer momento.
Resumo
Quando se trata de adquirir novos clientes, o Google Ads se prova por A mais B que é uma poderosa ferramenta. No entanto, se não for usada com sabedoria, a plataforma pode custar reais em publicidade sem fornecer um resultado sólido.
Além de aproveitar todas as informações que você pode obter desse conteúdo, a principal chave para o sucesso do Google Ads é testar constantemente seus anúncios e otimizá-los para obter melhores resultados.