Valdeí Pires • ago. 19, 2021
Perguntas frequentes
Seja um cupom de desconto ou frete grátis, exibir uma oferta da Black Friday 2021 em um pop-up ajuda a maximizar o retorno que você obtém com o tráfego que vai para sua loja.
Sim! Destaque a sua oferta e exiba um cronômetro da Black Friday ao lado de uma recomendação de produto variável no banner de cabeçalho.
Uma política de devolução é uma das maiores barreiras à compra e, nesses dias de venda (se não sempre), uma política de devolução clara é um sucesso em sua estratégia de marketing.
Uma das primeiras regras do negócio (e da vida) é sempre esperar o inesperado. Embora ter tráfego suficiente para chegar ao seu site que cause uma falha possa soar como um problema inatingível (e quase invejável) para alguns, uma parte crítica de uma estratégia de marketing da Black Friday bem-sucedida é se preparar para um aumento potencial no tráfego.
Para fazer isso, entre em contato com seu provedor de hospedagem na web para discutir as limitações de tráfego de sua loja. Embora muitos servidores devam ser capazes de lidar com o aumento do tráfego de forma sustentável sem atualização, certifique-se de analisar os dados dos anos anteriores para se preparar para o pior cenário.
Se você precisar atualizar, verifique quanto tempo levará para estar instalado e funcionando, pois, não faz sentido se ele não estiver no lugar quando você precisar dele. Você pode verificar a velocidade de sua página usando a ferramenta gratuita do Google PageSpeed Insights; basta inserir o URL do seu site para verificar como ele se compara.
“A verdade é que seu site nem precisa falhar completamente para que você fique com compradores frustrados e abandonados”.
Seja um cupom de desconto para economia extra ou frete grátis, exibir uma oferta da Black Friday em um pop-up ajuda a maximizar o retorno que você obtém com o tráfego que vai para sua loja naquele dia. Aumente a eficácia disso adicionando um limite de tempo ao desconto que você oferece - isso não apenas cria um senso de urgência, mas é uma técnica que se adapta particularmente à natureza passageira da temporada de vendas.
Durante a Black Friday 2021, as taxas de carrinhos abandonados tendem a subir ainda mais alto do que o normal com pessoas comparando ofertas em vários sites. Como normalmente uma grande porcentagem desses visitantes são novatos, quando eles saem, praticamente não há como você entrar em contato com eles, o que resulta em um grande número de oportunidades perdidas. É por isso que é uma ótima ideia usar um espaço de banner ou um pop-up para incentivar os visitantes a deixarem seus endereços de e-mail.
Configure campanhas de marketing por e-mail direcionadas às pessoas que visitaram sua loja durante a Black Friday, usando os insights que você coletou para adicionar recomendações de produtos relevantes que incentivem o engajamento e uma compra potencial.
Comparado a um boletim informativo geral com elementos personalizados, vimos e-mails gerarem uma taxa de conversão média de 20% a mais, após receberem a comunicação publicitaria de e-mail marketing.
Promoção de itens mais populares em sua loja
Embora a promoção de seus produtos mais populares seja uma parte padrão de sua estratégia geral de recomendação de produtos, datas como Black Friday são particularmente adequadas para direcionar o tráfego para esses produtos.
Por quê? Como o comportamento de compra em massa desse tipo é muitas vezes impulsionado pelo desejo de “conseguir o melhor desconto”.
Isso significa que eles querem comprar — mas por uma fração do preço. Ao destacar os produtos mais populares em sua loja, você não apenas brinca com isso, mas também introduz sutilmente o conceito de escassez. Se o item que eles desejam constar de sua lista de tendências, então eles sabem que outras pessoas o desejam e isso indica que ele pode se esgotar em breve, motivando-os a comprar agora.
Nem é preciso dizer que todas as partes do seu site devem ter itens com desconto e que eles devem ser colocados em primeiro plano — mas qual é a melhor maneira de exibi-los?
Uma maneira de fortalecer sua campanha de marketing da Black Friday é levar o desconto para o site: altere seu estilo para incluir o preço total riscado ou até mesmo mostrar a porcentagem exata que seria economizada. Parece simples, mas enfatizar o desconto potencial motivará os compradores que não têm certeza.
Dica:
Destaque a sua oferta e exiba um cronômetro da Black Friday ao lado de uma recomendação de produto variável no banner de cabeçalho.
Dica bônus:
Use filtros “mostrar apenas com desconto” nos elementos de recomendação para dar a impressão de que tudo está à venda. Melhor ainda, divida-os pela maior economia, deixando as pessoas com a firme impressão de que você é o destino certo para os grandes descontos da Black Friday.
A experiência móvel mostrou um crescimento constante ao longo dos anos, com as estatísticas anteriores da Black Friday mostrando uma afinidade crescente para navegação e compras "em movimento".
É particularmente importante agradar ao Google (especialmente durante o fim de semana da Black Friday), pois eles penalizam os sites que não consideram compatíveis com dispositivos móveis. E embora estar no topo dos resultados de pesquisa deles deva ser sempre o seu objetivo, ser empurrado para baixo durante a movimentada temporada de vendas pode custar muito.
O teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google torna mais fácil fazer uma rápida revisão do seu site e identificar os pontos problemáticos que precisam de otimização. Tudo que você precisa fazer para verificar é inserir sua (URL) e eles analisam o resto.
Uma política de devolução ruim é uma das maiores barreiras à compra e, nesses dias de venda (se não sempre), uma política de devolução clara é um sucesso ou fracasso em sua estratégia de marketing.
Se você tem uma política de devolução fantástica, destaque-a em todos os lugares que puder. Durante a Black Friday, as pessoas estão comprando com pressa, os ciclos de vendas são substancialmente encurtados e elas não têm o tempo que costumam fazer para pesquisar.
Seu trabalho é fazer com que eles se sintam confortáveis para tomar uma decisão instantânea — e é sua política de devolução que fará isso. Se houver transparência (em algum lugar nas páginas do produto ou durante o processo de checkout) permitindo que um cliente entenda completamente os termos sob os quais, compra um produto, então é mais provável que ele prossiga com a transação.
Em sua estratégia de Black Friday, considere não apenas a linguagem que você usa em sua política (o jargão não é amigo de ninguém), mas também onde na página ele é colocado.
Embora este guia de estratégia da Black Friday seja certamente um excelente ponto de partida, a verdade é que há muito a ser feito para realmente se preparar para a temporada da Black Friday 2021.
Durante a primeira metade de 2021, os consumidores já mostraram uma mudança na forma como interagem com as marcas — das marcas que escolhem para comprar ao volume que estão comprando, enquanto o mundo continua a transição para um “novo normal”. É por isso que agora é a hora de os varejistas online explorarem todas as estratégias possíveis para maximizar o desempenho.