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6 gatilhos mentais que ganham vendas e influenciam os clientes

Tiago Maximiliano • ago. 20, 2021

6 gatilhos mentais que ganham vendas e influenciam os clientes

Pare de obter resultados medíocres e esqueça de fazer as mesmas coisas que não funcionam repetidamente. Se você quiser aumentar suas vendas, é hora de entrar na cabeça dos compradores e descobrir como fazê-los dizer: 'Uau, é como se eles lessem minha mente!' Curioso? Nós da VPR Digital Marketing temos seis gatilhos mentais que você pode usar para potencializar as suas vendas.

Perguntas frequentes

  • Como aplicar o gatilho da reciprocidade?

    Já esteve em um restaurante ou em um voo e eles fizeram um upgrade de graça? Lembra-se de quanto prazer isso lhe deu? Você pode fazer o mesmo pelos seus compradores.

  • Como aplicar o gatilho de autoridade?

    Comprar um produto online pela primeira vez tem um elemento de incerteza. Os compradores não podem pegar o item e inspecioná-lo, nem fazer perguntas em tempo real. Para contrariar isso, você precisa colocar informações na página do produto que o mostrem como uma voz de autoridade sobre ele.

Gatilhos mentais 1. Ofereça algo para obter algo maior em troca


Você conhece a sensação de quando alguém faz algo de bom para você e isso te dá vontade de fazer algo de bom em troca? Use a mesma abordagem on-line adicionando um presente ou amostra grátis com uma compra e anuncie na página. Isso pode desencadear um sentimento de reciprocidade com o comprador, onde ele se sentirá muito mais inclinado a comprar e comprar algo novamente no futuro.

Gatilhos mentais 2. Surpreenda-os de surpresa


Já esteve em um restaurante ou em um voo e eles fizeram um upgrade de graça? Lembra-se de quanto prazer isso lhe deu? Você pode fazer o mesmo pelos seus compradores, incluindo um presentinho grátis e não avisando com antecedência. Eles não estarão esperando algo a mais, e seu gesto ficará com eles por muito mais tempo do que você pensa.


Gatilhos mentais 3. Faça com que os compradores gostem de você


Imagine que você está pedindo uma bebida em dois bares diferentes. No início, o barman mal faz contato visual e devolve o troco ao balcão em vez de na sua mão. No segundo, o barman sorri, conversa um pouco com você e lhe dá o troco na mão. Para qual bar você voltaria?


Obviamente, você não pode sorrir pessoalmente para seus compradores, mas pode fazer outras coisas para aquecê-los. Coisas como:


  • Relate algo pessoal sobre você.
  • Crie um design de marca que se relacione com o seu público.
  • Dê um toque pessoal e divertido à sua seção 'Sobre nós'.
  • Jogue uma imagem feliz de você mesmo, se você se sentir confortável fazendo isso.
  • Fotografe 'pessoas reais' usando seus produtos para torná-los mais identificáveis.
  • Inclua links de mídia social para cada produto para que as pessoas possam verificar o que os outros disseram sobre ele (gera confiança).
  • Mostre produtos que outras pessoas compraram e que estão relacionados a um item específico.


Gatilhos mentais 4. Posicione-se como uma voz de autoridade


Comprar um produto online pela primeira vez tem um elemento de incerteza. Os compradores não podem pegar o item e inspecioná-lo, nem fazer perguntas em tempo real. Para contrariar isso, você precisa colocar informações na página do produto que o mostrem como uma voz de
autoridade sobre ele. Antecipe suas perguntas e responda-as; prever como eles usariam e exibir imagens mostrando o produto em ação é um grande diferencial.


Gatilhos mentais 5. Crie um senso de urgência


Limitado, ou o medo de perder, é um forte motivador para levar as pessoas a fazerem coisas que normalmente experimentariam. Use isso nas vendas, sugerindo a possibilidade de eles não conseguirem obtê-lo logo é melhor se apressar. É muito raro encontrar alguém que nunca queira nada que não pode ter.


Gatilhos mentais 6. Crie um senso de pertencimento


Os humanos naturalmente querem sentir que pertencem a um grupo. Não pertencer pode fazer as pessoas se sentirem diferentes e alienadas, e não é possível ganhar uma venda. Em vez disso, use temas de unidade para ajudar seus compradores a sentir que pertencem a uma identidade de grupo maior.


Pensamentos finais


Se você conseguir empregar com sucesso esses gatilhos mentais, poderá gerar sentimentos de lealdade e comprometimento em seus compradores, o que tende a resultar em vendas vencedoras.

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