Tiago Maximiliano • ago. 29, 2021
A pergunta que não que calar: Como gerar leads pelo LinkedIn? Saiba você que o LinkedIn é uma mina de ouro para prospecção de vendas e geração de leads.
É uma plataforma tão vasta que decidir por onde começar pode parecer difícil.
Você vai querer definir e desenvolver seu público-alvo, pesquisá-lo no LinkedIn com os filtros certos, criar um modelo convincente e muito mais.
Nesta postagem, você aprenderá dicas práticas sobre como usar o LinkedIn para a geração de leads.
Perguntas frequentes
Leads são os contatos que você gera através das suas ações de marketing. Geralmente qualquer contato que você possua o nome e o número pode ser considerado um lead.
Tipo 1: Lead que precisa e está procurando por uma solução. Tipo 2: Lead que precisa e procrastina. Tipo 3: Lead precisa do seu produto, mas não sabe. Tipo 4: Leads que não necessitam do seu produto.
Uma forma de classificar seus clientes em potencial por pontos. Esses pontos servem para determinar quem está pronto para a compra ou não. Assim que um lead receber a pontuação que for considerada aceitável pela empresa, ele é passado para o time de vendas tentar fechar negócio.
No LinkedIn a principal coisa que você deve lembrar é a seguinte: o LinkedIn é uma plataforma de networking virtual enorme e sem fim, e você deve estar pronto com uma resposta certa para: "O que você faz?"
Seu pitch comercial de 30 segundos é a resposta a essa pergunta, conforme contado do ponto de vista de um cliente em potencial sofrendo que acabou se transformando em seu cliente feliz.
Se não houver tal conteúdo em seu perfil do LinkedIn, você está em desvantagem competitiva.
Se você dedicar um minuto ou mais de seu trabalho todos os dias, clicando no botão "Conectar" na lista "Pessoas que você pode conhecer" postada pelo LinkedIn em seu feed, você expandirá sua rede.
Não se esqueça de que todas as pessoas com quem você fala sobre negócios ou encontra no dia de trabalho são um contato em potencial no LinkedIn.
Dedique cinco minutos por dia investigando as relações de seus contatos para ver quem você não conhece, mas deseja conhecer. Anote quem a quem você gostaria de apresentações.
Aproveite o seu clico de relacionamentos e peça recomendações fora de sua conta do LinkedIn por e-mail ou telefone. Você obterá uma resposta mais rápida.
Passe mais dois minutinhos por dia pesquisando os seus clientes atuais e melhores clientes em potencial. Descubra se eles têm uma página corporativa. Se o fizerem, siga e monitore.
Invista 60 segundos a cada dia da semana postando "atualizações" em sua rede LinkedIn. Use atualizações diárias para compartilhar links para artigos ou vídeos relacionados a seus clientes potenciais e clientes. Ou use o recurso "Pulse" em seu painel do LinkedIn (anteriormente conhecido como "LinkedIn Today").
Cada vez que você publica uma atualização, é exibido no feed de todas as pessoas com as quais está conectado. Mas nunca venda quando você postar atualizações. Adicione valor e compartilhe experiência.
No LinkedIn é possível que você se conecte com pessoas do mesmo grupo que você. Aproveite e use este recurso como uma forma direcionada de agregar valor para outras pessoas, compartilhar ideias e construir redes de relacionamento com clientes em potencial. Dedique cinco minutos por dia nisso.
Se você encontrar notícias ou postagens que forneçam valor para seus clientes ou clientes potenciais ou quaisquer contatos importantes, compartilhe as notícias como uma atualização de status. Gaste um minuto por dia nisso.
Na maioria das vezes é difícil conseguir recomendações do LinkedIn, até mesmo porque leva tempo para o redator fazer o login, escrever e publicá-las.
Ao invés de esperar que alguém recomende você, invista cinco minutinhos por dia para escrever e postar recomendações (baseada na realidade) para seus clientes e contatos importantes.
Dessa forma o alinhará com seu contato, servirá como uma peça promocional definitiva e top-of-mind para você e sua empresa, mostrará à sua rede que vocês trabalham juntos e aumentará ainda mais uma probabilidade de seu contato uma maneira de retribuir o favor. Podendo ser uma referência ou uma recomendação.
Frequentemente, são os dois.
O segredo para o sucesso no LinkedIn é dedicar um pouco de tempo nos dias úteis — não ficar seis horas por dia durante uma semana consecutiva. Faça tudo isso regularmente. A ideia é que você invista 20 minutos por dia.
Como demonstramos em cada um dos passos acima, o LinkedIn e seus recursos podem ser extremamente úteis quando se trata de gerar novos contatos e se relacionar com clientes em potencial, reunir detalhes sobre uma organização e chegar aos principais tomadores de decisão.
Portanto, se você tem uma conta no LinkedIn que ignorou por um tempo, tire o pó dela, use essas estratégias e comece a fazer prospecção.
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